Concurso literário: a indumentária e as formas de se apresentar

Na época Quinhentista “ a moda era outra…”

O vestuário da época apresentava-se de formas e feitios diferentes: para as senhoras damas, os vestidos eram compridos, já os homens usavam túnicas e respetivos acessórios.

Toda a indumentária era feita de tecidos de boa qualidade para a classe mais alta e de qualidade inferior para a classe mais baixa, isto é, para o povo servidor.

Usavam-se cores suaves, como tons beges, crus, castanhos-claros, tons amarelados, cinzas mas destacava-se o vermelho escuro para as indumentárias reais, conjugando galões dourados e prateados, tal como é retratado na feira quinhentista.

Os acessórios reais (coroas), véus de seda enfeitados eram vistosos, já os acessórios dos nobres destacavam-se pelas boinas trabalhadas, botas de bico “revirado” e os cintos em pele, cabedal. Também o povo usava a sua indumentária, mais simples, coifas e alpercatas.

Na feira quinhentista, todas as pessoas que se vestem à época ficam com uma imagem diferente, mas bonitos.

Tanto nesta área, como a animação, os cortejos, as recriações, transportam-nos para outra dimensão, que embora tenha já “505 anos”, não deixa de ser incrível e divertida.

A indumentária tem um significado marcante.

Em Aldeia Galega, a Rainha Leonor e o seu marido João II desfilam pelas ruas da feira espalhando beleza e encanto. Usam vários tipos de indumentária, conforme a ocasião.

Quando se passeiam, usam roupas mais simples e leves, sem véu e sem manto. O rei deixa a sua capa de tecido pesado e acompanha a rainha.

As aias, também elas com um papel importante de servir e, por isso, usam uma indumentária adequada de linhas simples e cores suaves.

Nas festas, ceias e outro tipo de eventos reais, Suas Altezas têm o cuidado de dar importância ao pormenor.

O rei veste-se a rigor com o seu melhor fato de veludo, não esquecendo os adereços: cinturão e espada e algumas jóias. Coroas e lenço branco envolto ao pescoço e capa comprida com gola de pêlo.

Na feira quinhentista, todos os espaços se transformam. O quarto e o jardim da rainha têm recantos que nos deixam surpreendidos. Os tecidos brocados utilizados na decoração do quarto em tons bege e bordeaux .

Convido-vos a todos a vestirem-se à época e desfilarem no cortejo da Feira Quinhentista, com a elegância de época.

Mariana Serrão 9ºA nº 14 | 15 anos

 

 

Please follow and like us:
error