Concurso literário: dois jovens apaixonados

Várias pessoas andavam apressadamente pelas ruas da Vila Galega. Entre essas pessoas, destaca-se uma jovem, Maria. Esta anda calmamente apreciando tudo à sua volta com um sorriso encantador.

Maria usa uma saia verde até aos tornozelos, camisa comprida com decote amplo e mangas curtas e, nos pés, umas sandálias de couro desgastadas pelo tempo. Quem tinha a oportunidade de reparar nela ficava deslumbrado com os seus belos cabelos ruivos, olhos verdes encantadores, sorriso contagiante e, claro, as sardas espalhadas pelas bochechas que poucos tinham a oportunidade de ter. As pessoas que conhecem Maria invejam-na. Ela está sempre tão alegre e é sempre amável para todos.

Numa rua da vila, Filipe sai da loja de couros da família, vestido de forma simples. Ele usa calças de malha justas às pernas, uma túnica ligeiramente comprida, atada à cintura com um cinto de cabedal e , nos pés, usa umas botas de couro atadas com atilhos de couro.

A aldeia está cheia de gente vinda de todo o lado.

Ao descer a rua vê o pequeno João.

-João! – Filipe chama o pequeno.

– Já viste a animação da aldeia?

– O rapaz responde: sim, sim agora vou ver o cortejo.

Correm os dois. O cortejo começa e, à frente, vão os bombos e as gaitas-de-foles. Em seguida, suas altezas reais, D. João II e D. Leonor ricamente vestidos, alguns nobres, burgueses e muito povo. Filipe olha e vê, no cortejo, Maria. Esta leva umas cabritas.

A música ouve-se por todo o lado.

Há meninas a dançar danças do ventre. São lindas, mas nada que se compare a Maria. Filipe queria poder dançar com Maria.

Filipe aproxima-se e fala-lhe.

– Menina, podemos dançar? Hoje é dia de festa.

– Maria olha-o e responde que sim.

Filipe nem quer acreditar, ela aceitara.

A música começa alegre e ritmada.

Chegara a hora da dança.

Maria, com os seus cabelos vermelhos e linda de morrer, dá a mão a Filipe. É a dança da roda.

No final, os dois jovens vão pelas ruas da vila sorrindo. Estão muito felizes e os corações de ambos aceleram a cada minuto que passam juntos.

 

Mariana Vidicas – 9ºB | 14 anos

Please follow and like us:
error