O monumento readquiriu a sua elegância ancestral e marcou presença especial na 9ª edição da Feira
Limpo dos pés à cabeça, refrescado ao ponto de nele se salientarem com vigor as suas características manuelinas e os seus motivos botânicos, o Pelourinho deu sinal da sua elegância renovada nesta edição da Feira.

Topo do pelourinho restaurado
“Localizado no Largo do Pelourinho, o Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana foi classificado como Monumento Nacional desde 1910. A sua construção deve datar da época do foral novo manuelino, em 1513.
Situa-se num largo, à frente do atual edifício da Junta de Freguesia, edifício da época medieval, Casa da Rainha ou Paço de Dona Leonor.
Descrição
Na sua base existem dois degraus de conformação circular, no topo dos quais de erguem a base, a coluna e o remate. É formado por quatro colunelos decorados, com disposição espiralada. A meio do fuste existe um anel ornamentado. A ornamentação tem motivos essencialmente botânicos. A encimar a estrutura, o capitel segue uma estrutura semelhante ao anel a meio do fuste. Nele se encontra representado o antigo brasão do concelho. Em 1936 sofreu obras de restauro”.
GALERIA FQ2




Fonte da Informação sobre o Pelourinho wikipédia
Fotos CVR [Caixa de Mitos] e excerto de vídeo.